Diplomatas discutiram a situação da guerra e trocaram opiniões sobre propostas para uma solução política do conflito
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, conversou por telefone neste domingo (1º) com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, sobre a retomada das negociações entre Rússia e Ucrânia, previstas para esta segunda-feira (2), em Istambul, na Turquia.
A informação foi divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores da Rússia e repercutida por agências estatais, como a Tass. Segundo o comunicado oficial, Lavrov e Rubio discutiram a situação do conflito e trocaram opiniões sobre possíveis soluções políticas para a guerra.
A nova rodada de negociações ocorre após um primeiro encontro, considerado pouco produtivo, realizado no último dia 16 de maio, também em Istambul. A conversa entre os diplomatas se deu no mesmo dia em que forças ucranianas realizaram um ataque com drones contra bases da aviação militar russa — uma das ofensivas mais amplas desse tipo desde o início da guerra.
De acordo com o governo russo, Lavrov e Rubio já haviam mantido outros contatos telefônicos nas últimas semanas. Na última quarta-feira (29), o chanceler russo afirmou que Moscou estava se preparando para essa nova etapa das negociações.
Neste domingo, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, voltou a defender um “cessar-fogo completo e incondicional” — proposta ainda rejeitada pelo Kremlin.